terça-feira, dezembro 21

UNICÓRNIOS



Recentemente fui pega de calças curtas, surpreendida por mim mesma, por minha falta de traquejo assim dizendo, para lidar com uma situação, no mínimo, delicada: a mentira.

Todos nós passamos por essa jornada atravessando fases. Primeiro a infância que eu, particularmente, acho a mais bonita, mágica e especial. Absolutamente normais as mentirinhas desta fase.
Já na adolescência, de um trecho em diante, mentir torna-se problemático se o quadro assumir um contorno repetitivo compulsivo ou extremamente  fantasioso.
Se isso acontece e perdura até a fase adulta, traz muitos outros transtornos e sofrimento, tanto ao mentiroso quanto aos que o cercam. As mentiras ou omissões podem se tornar sistemáticas, sem razão aparente, assumindo caráter de vício, e é sobre isso que eu gostaria de falar hoje, no blog (Antes um pouquinho sobre os pinóquios da vida, mesmo que meio "en passant", pra que possamos montar o quebra cabeças, caso situações complicadas passem por nós... ou nós por elas...).

E eles podem ser:
Compulsivos: Como citei acima, inventam mentiras desnecessariamente para evitar ou livrar-se de problemas. A questão é que isso torna-se uma constante e frequentemente desencadeia outros transtornos e depressão.

Patológicos: Estes são os que inventam os cenários praticamente fabulosos. Lendo isso ou imaginando a situação, o primeiro pensamento é o de uma história exagerada, cheia de buracos e que não pegaria nem o Theo como ouvinte. Porém, esse tipo de mentiroso é ardiloso, suas histórias são sempre bem montadas e muito bem alicerçadas. O poder de persuasão do indivíduo é alto, comunica-se muito bem , é extremamente articulado e suas invenções são sofisticadíssimas. Normalmente quem escuta acredita, se compadece e tira a roupa para vesti-lo, se não abrir os olhos (e os ouvidos). 

Brincadeiras à parte, o que mais me chamou atenção foi observar e depois constatar que na maioria dos casos ( no meu, tenho observado há um bom tempo. Não é do dia para a noite que podemos perceber que fomos ou estamos sendo ludibriados por uma pessoa como essa), quem sofre deste tipo de Transtorno de Personalidade, não demonstra emoções ou preocupações ao enganar. Todo esse processo pode se tornar cada vez mais bem concatenado com o passar do tempo,  e todo ele, na maioria dos casos, é fruto de medo - especialmente da rejeição - , falta de auto estima e insegurança, segundo especialistas.
Como disse, demorei para perceber e ainda custo a crer. A sensação não é das mais agradáveis, e a mentira pode ser ainda mais difícil quando descobrimos que vem de uma pessoa próxima, que confiamos.
Minha primeira atitude foi a de me preocupar. Fiquei super chateada, contudo a preocupação de  me proteger, foi maior. Provar a descoberta também não é tarefa fácil; por enquanto estou guardando pra mim, deixando que o tempo e o bom senso dos que convivem com a pessoa,  providenciem para que percebam por si.
Sigo tranquila, mais alerta e carregando mais este aprendizado: Confiar requer cuidado.
De tudo, o intuito maior do post é o de salientar que apesar dos tantos pesares e percalços, podemos ainda aprender, praticar o perdão e crescer. Muito.

E você, costuma contar umas mentirinhas além daquelas naturais (rs)?
Já passou por uma saia muito justa contando ou descobrindo uma mentira grave?

Delicado o assunto, não é?
Quando pensei em publicar achei que nossas discussões seriam bastante produtivas, por aqui.

Beijos a todos!


27 comentários:

Mimo Chic disse...

mi,
Minha linda , fizemos uma postagem de final de ano, que cabe no seu coração que esteve conosco...
bjs grandes muito amor e paz!
Lulu & Sol

Renata Fagundes disse...

sempre tive problema com mentira, não sei fazer direito, me atrapalho, me entrego, essa coisa é muito difícil pra mim...rs

Mi minha querida fiquei feliz em saber que nossos passarinhos de açúcar estão bem cuidados..rs

gaiolas abertas sempre....

Quero que saiba que receber seu carinho me faz muito feliz :)

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO SURPREENDENTE!!!

beijos cintilantes

lis disse...

Oi Mi Satake
Passando no seu cantinho pra deixar um abraços de Natal, desejando um dia bonito e de alegrias.
E que o proximo ano possamos compartilhar e aprender uns com os outros.
Sobre mentiras é difícil e complicado quando descobrimos essa falha nos amigos, infelismente , acontece.
que saibamos nos preparar pra ajudar a pessoa a sair dessa , as vezes é mesmo um assunto médico rsrs
um grande abraço com carinho

Di disse...

Ja passei por isso. Por descobrir uma mentira, mais varias. Taz, marido, tem um problema serio com mentira. Ele se encontra no primeiro caso, não o patologico, e acaba vez e outra caindo em depressão sim. e dificil, brigamos, eu que sou super contra e não consigo mentir direito, não consigo entender completamente. O medo dele é meio inexplicavel, não e de acordo com a situação. talvez tenha sido algum trauma de infancia, não sei. Sei que não é e não fica mais facil de lidar. Mas ele melhora e piora de acordo com a depressão.

Anng disse...

Gostei muito querida Mi.
:D Beijos

Vaneza S. disse...

Ah! Mi, primeiro eu queria pedir para roubar um pedacinho do post para abordar esse tema tbm no blog... com os devidos créditos, viu? rs

E eu tbm conheço alguém bem próximo que definitivamente mente descaradamente e recentemente não sei se você lembra eu caí numa dessas mentiras da internet.

Quanto as mentirinhas elas as vezes são necessárias à sobrevivência rs. Mas o compulsivo quando não sentimos pena dele... sentimos medo.

BeijoZzz

Mi Satake disse...

Amigos q bom discutirmos um assunto tão importante.
Acho vital debater isso na blogosfera, entre outras coisas.
No meu caso fiquei extremamente magoada.
Agora é seguir e tentar superar!

Beijo a todos1

Nutrição & Cia disse...

Primeiro oi querida, to sumida mesmo, aparece uns trampis pra mim no final do ano e não posso recusar...rs...rs..faz parte!
Mas vou falar uma coisa, sabe que as vz eu não é que minto,,mas falo pra pessoa o que ela quer ouvir e encerro o assunto. As vz fale a pena terminar uma discussão...Bjs querida volto antes do natal.

Roberta Mello disse...

Mi, mentiras sinceras me interessam rsss, agora sério, claro que rola uma mentirinha leve aqui e ali, mentir que nao comprei o presente do filho prá que ele ache que foi papai noel, é mentira do bem, mas o fato é que a tendencia com a maturidade mentirmos menos, até porque somos mais capazes de assumir nossos atos, bem, falo de mim, realmente minto pouco, mas minto, é verdade rsss, beijocas e ah, amei seu texto do post passado, muito mesmo viu!!!

Mika disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mika disse...

Oie Mi,

Adorei o texto. Eu sou fascinada por esse tipo de comportamento, os psicopatas. Tenho vários livros e já estudei muito sobre o tema. Pelo que percebi, lendo os livros, é muito difícil identificar essas pessoas, geralmente elas são muito boas em mentir para conseguir aquilo que elas querem.

O assunto é enorme Mi, mas gostei do seu texto e bom vc publicar.

Beijos querida,

ogatoquepesca.com

ps: conheço vários livros sobre esse tema, se vc quiser posso passar uma lista.

Claudia Novelli disse...

Oi Mi, esse assunto é delicado mesmo. É muito irritante lidar com uma pessoa que mente descaradamente, parece que estamos sendo feitos de bobos... Mas acho que tem gente que nem percebe que faz isso. Beijoss

Thaís Felix de Oliveira disse...

Dependendo da mintira é Tenso!!

controlandominhamaluquez.blogspot.com

Ana disse...

Mentiras são que nem conchas do mar. Cada uma com sua forma e tamanho. Algumas abertas, outras bem fechadas.
Acho que a reação à elas depende do momento que passamos e como enxergamos a situação.
Por isso quem mente tem que ter a completa conciencia do que poderá causar no outro.
Espero que consiga achar uma maneira de acalmar seu coração.
Beijos!

Muito Criança disse...

Oi Mi é a Paty do Nutrição e Cia, passando pra divulgar mais um pouco o meu bloguinho de roupas.
Beijos querida e se não conseguir voltar aqui com o Nutrição e Cia, já desejo um SUPER FILIZ NATAL E MEGAMARA ANO NOVO.

Ester disse...

Oi minha queridíssima amiga!!

Saudades de vc, que correria esse final de anos e imagino que para vc também!!

Mas quero agradecer sua companhia nesse inesquecível ano onde pudemos fazer tantas trocas maravilhosas e quantas vezes entrei aqui tristinha e saí com um largo sorriso, isso não tem preço. Torço para que em 2011 nossos laços fraternos sejam ainda mais fortalecidos,

BOAS FESTAS, minha amiga!!!

★ ┊    ★ ┊┊   ★ ┊  ★ ┊    
┊   ┊ ☆   ☆┊ ┊     ★┊  
  ★ ┊    ★ ┊ ★ ┊ ★ ┊
┊   ┊ ☆   ☆┊    ★┊ ☆ ☆ 
☆┊   ☆   ★ ┊    ★ ┊┊ ☆   
┊   ┊ ☆   ☆┊    ★┊★┊ ★
☆┊ ☆   ★ ┊    ★ ┊ ☆

Amanda Luna disse...

Oi Mi tudo bem? bom eu não costumo mentir... graças a deus nunca tive este hábito, sempre preferi dizer a verdade, porque por pior que ela fosse sempre seria mais fácil de se resolver do que uma mentira, sem ocntar que quando criança eu morria de medo de mentir, porque se minha mãe descobrisse era surra na certa...rss então por medo nunca tive este hábito e hoje depois de adulta tenho menos ainda...
Eu já enfrentei uma senhora saia justa há alguns anos, descobrindo uma mentira... foi péssimo, porque era uma pessoa que eu confiava muito, guardei a mentira por uns dois meses e dei todas as chances para a pessoa me contar e não rolou, então chegou um dia que eu mesma falei p/ ela que já sabia de tudo... claro que desculpei, mas a amizade não foi mais a mesma e com o passar dos anos nos afastamos!!

Um beijão
www.sermulhereomaximo.com.br

Ester disse...

Mi,

acabei de ler seu post. Postei o de cima primeiro antes de ler..rs
que coisa!

Muito importante o que escreveu, um alerta, pois estamos sujeitos a nos envolvermos com pessoas de todas as espécies, e se somos entregues nos sentimentos fatalmente iremos nos decepcionar..
Mas é assim que amadurecemos,
afinal a realidade é dura e está longe de ser o conto de fadas que contamos para nossas crianças...

Beijos amiga!

She disse...

Oi minha querida, adorei o post! Eu não trabalho muito bem com mentiras não, confesso que tenho enorme dificuldade para perdoar quem mente pra mim, pois eu sempre prefiro a verdade por pior que ela seja, mas estou aprendendo a entender os motivos que provoca essa atitude, sei lá, muito complexo e complicado pra mim...

Passo também para desejar um Feliz Natal pra vc e os seus, e que seja um dia alegre cheio de paz e amor no coração e ao seu redor.

E que 2011 venha com muita saúde, amor, realizações, sonhos, planos e conquistas.

Beijo, beijo!
She

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Michelle minha amiga, vim te ler e desejar um natal lindo! Me ausentei por conta da UFPB, mas, estou de volta viu!

Quem não já passou por saia justa?Todos né! bjssssssssss

Amanda Luna disse...

Miiii, vim desejar um feliz natal p/ vc e toda sua família, que Deus te abençoe sempre com muito amor e saúde na vida!!
beijuuu
www.sermulhereomaximo.com.br

Mika disse...

Oie MI,

Beijos e Feliz Natal!!!

ogatoquepesca.com

Chris Ferreira disse...

Oi Mi,
o meu ano de 2010 foi especial porque conheci pessoas especias nessa blogosfera. Foi foi uma super amiga na qual me idenfiquei de primeira. Adorei compartilhar dos seus momentos, suas emoções, seus sentimentos, suas alegrias.

Muito obrigada pelas visitas, carinho, apoio e comentários.

Muito obrigada por ter feito o meu ano de 2010 mais feliz.

Que o Natal tenha sido divino para vocÊs e que 2011 seja maravilhoso.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Amanda Luna disse...

Oiii espero que seu natal tenha sido lindo e divertido e que 2011 chegue arrasando de felicidades!!!
beijão
www.sermulhereomaximo.com.br

Unknown disse...

MENSAGEM COLETIVA

O tempo...
Foi nessa estrada que me dei ao tempo,
o tempo de me achegar...
Uma paradinha para um copo d'água,
uma lida no horizonte, letras a mostrar...
Tempo que me fez pensar...
Alma essa caminhante em cada instante
entre amigos abraçar...
Aqui me embeveci muitas vezes, chorei e
sorrir, palpitando o coração, encontrando
conivências, conforto na emoção...
Algumas vezes me dei em falta, mas
nada de forma pensada,
foram dores nos tropeços, por
vezes na caminhada...
Vezes outras entre choros, aqui
me dei ao sorriso, as letras me deram
aceno como um sonho no paraíso...
Houve dias em que perdida me senti
e passando por aqui,
encontrava palavras de incentivo,
luz de alegrias, flores e jardins...
Também ouvir muitos chorinhos,
e aprendi a confortar,
almas como eu em desalinhos,
buscando ombros para chorar...

No tempo, fui percebendo,
que não somos de todos diferentes,
mas estrelas reluzentes, descrentes
da própria luz, por sermos assim
tão carentes...
Ansiamos tanto, que esquecemos de
nos dá...

É... Valeu a pena toda essa descida
e subida em cada cantinho que adentrei.
Amor de irmãos conquistando, respeitando
cada um, no seu jeitinho se serem
e eu... aprendendo a amar... oportunidade
que agarrei...

Meu amigo e minha amiga,
Obrigada pelo 2010 que não me teria
sido tão bom, sem a sua presença,
sem o seu carinho...
Que possamos estar juntos novamente
em 2011, entrelaçando nossos braços
alongando e fortalecendo essa corrente
no conforto de nossos corações...

Feliz 2011 pra você, para os teus
para nós!

Beijos

Livinha

Regina Laura disse...

Oi Mi!!!
Menina, se eu já passei saia justa com mentiras?
Má nem te conto..rs
Já estive em contato com duas pessoas dessas patológicas mesmo!!
Dessas que inventam uma vida inteira na maior cara de pau.
E uma delas foi agregada familiar, sacumé?
Horrível qdo a ficha cai.
Mas, vivendo e aprendendo...
Querida, desculpa a ausência nesse final de ano. A correria é forte.
Quero te desejar, do fundo do meu coração, um ano novo cheinho de boas surpresas, com muita saúde e amor no coração.
O resto a gente tira de letra :)
Beijo grande

Mari Amorim disse...

Olá,Mi!
Chegando para te desejar que 2011 venha repleto de surpresas maravilhosas 365 dias de Boas energias!!
Beijão,
Mari

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...